segunda-feira, 13 de outubro de 2008

MEU PAI XANGÔ e MINHA MÃE YEMANJÁ



Pai Xangô nos proteja sempre! Pai Xangô, eu peço na benção de Oxalá que atenda meus pedidos e ouça meu coração que suplica. Pai Xangô, eu peço a sua misericórdia e proteção para minha vida. Pai Xangô, peço que eu seja digna de carregar comigo sua proteção, sua benevolência e sua força. Pai Xangô, abra os meus caminhos e afaste de minha alma, de meu corpo e de meu espírito, os inimigos que me querem o mal. Pai Xangô, por minha verdadeira fé e devoção, eu peço que ouça minhas palavras e que eu, seja digna de seu perdão.
* Saudação: Kawó-Kabiesilé Saudação é a forma com que os Orixas são reverenciados; * Cores: Vermelho e Branco ou Marrom e Branco ou somente Marrom ou vermelho.As cores representam os Orixas, e podem variar segundo a linha religiosa; * Dia da Semana: Quarta-Feira; * Elementos: Fogo, vulcões, trovões, raios, criador do Culto de Egungun, senhor dos mortos, desertos e formações rochosas; * Ferramenta: Oxê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal; * Pedra: Rubi; * Domínios: Justiça, Poder Estatal, Questões Jurídicas, Pedreiras; * Oferendas: Amalá, cágado, carneiro, e algumas vezes cabrito. Gosta de Orobô, mas recusa Obi (noz de cola), ao contrário dos demais Orixás.


Ela seria filha de Olokum (mar) e mãe da maioria dos Orixás. Sua cor é branca, associada ao orixá Oxalá e juntos teriam feito a criação do mundo.
Na África, Iemanjá é associada à fertilidade e fecundidade.
Nas danças míticas, seus iniciados imitam o movimento das ondas executando curiosos gestos, ora como se estivessem nadan¬do no mar, abrindo os braços, ora levando as mãos à testa e ele¬vando-as ao céu, indicando as variações das ondas do mar.
Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. Tem diversos nomes (ou qualidades) referentes à diversidade e às diferentes profundidades dos trechos do rio "Yemoja".
Iemanjá representa a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela.
Complacente e pródiga, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos. Ela não lembra a volúpia das sereias das lendas européias ou a Iara dos mitos indígenas, mas é representada e cultuada com muito respeito, pois é a mãe da criação.


Dia da semana: sexta-feira Cor: azul claro Número de axés: 08, 16, 32, 64, etc... Comida: canjica branca com merengues e arroz de leite Bicho de estimação: marisco Guia: contas azuis claro Parte do corpo que Iemanjá rege: cabeça Ferramentas: âncora, lua, concha e leme. Ave: galinha branca, casal galinha d'angola branca ou casal de patos branco ( vale meio quatro pé). Pombo: pombos brancos Quatro - pé: ovelha Peixe: jundiá. Lugar de oferendas: praia (de preferência água salgada) Frutas: melancia e coco Saudação: omio - odo xerere, Odoyá Apelido: remosa Flor: hortênsia, palma azul, rosas azuis. Dia do ano: 02 de fevereiro

Nenhum comentário: